Ainda somos iniciantes no campismo e a nossa frequência de acampadas ainda é bem inferior aos demais amantes deste estilo de vida. Muitas vezes os compromissos do dia a dia nos fazem adiar aquela acampada "bate e volta" ou nos impede de participar de eventos promovidos pelo grupo. mas tudo bem! O que importa é manter vivo o espírito campista, o amor pela natureza e o desejo de conhecer lugares novos e fazer boas amizades.
Nossas últimas acampadas foram no Encontro dos Blogs Campista, evento que contou com a presença de mais de trezentas pessoas, e a nossa visita ao Camping Ilha das Cachoeiras, no município de Lambari, sul das Minas Gerais. Passarei a comentar um pouco de como foi cada um.
V Encontro dos Blogs Campistas.
O evento aconteceu no Camping Gruta dos Anões no município de São Pedro, interior de São Paulo. Para nós, que residimos em São Lourenço - MG, foi uma viagem de quase 500 km sob sol escaldante, mas valeu a pena. A organização do evento se desdobrou para oferecer momentos de descontração e confraternização. Destaque marcante foi a honrosa oportunidade de conhecer o Sr. Luiz Campista e sua esposa, que são baluartes do campismo no Brasil.
Foto by: Marcelo Polato
Foto by: Luiz Campista
Foto By Luiz Campista
Foto by: Marcelo Polato
O local do evento parecia não estar preparado para atender tantas pessoas. Isso sem falar nos diaristas que visitam o camping para usufruir da área de lazer. Chegou a faltar gelo, a limpeza dos banheiros não estava legal, a piscina muito cheia e a presença, bastante comentada entre os campistas, de escorpiões por todo lado.
Numa avaliação geral, o evento foi fantástico, a equipe organizadora está se superando a cada encontro. Com relação ao Camping Gruta dos Anões, a estrutura deixou a desejar. Talvez se eu tivesse conhecido em uma outra ocasião, com menos movimento, minha visão tivesse sido outra.
Acampada no Camping Ilha das Cachoeiras
Aproveitando o finalzinho do feriado de réveillon, resolvemos conhecer o Camping Ilha das Cachoeiras, famoso pela Cachoeira do Roncador, situado no município de Lambari, no sul de Minas Gerais. O local é de fácil acessos com 5 KM de estrada de terra em ótimas condições e bem sinalizado.
Chegando ao camping a recepção é um bar/restaurante em estilo rústico, muito aconchegante e com um bom espaço. O local é de propriedade do Sr. Fernando, um simpático senhor que gosta muito de viver na natureza e tem interessantes histórias para contar. Ao seu lado, a sua esposa e seus filhos que ajudam no atendimento e se revesam entre o bar e a entrada da cachoeira.
No bar/restaurante os preços são módicos, nada diferente do que se
pratica nestes estabelecimentos. O atendimento é de primeira e sempre
acompanhado da cordialidade do Sr. Fernando e família. Na ocasião,
pagamos a diária de R$ 25,00 por pessoa com acesso grátis a cachoeira,
cuja taxa de visitação é de R$ 7,00.
|
Local das Barracas |
Os banheiros são muito bem cuidados e a todo momento estavam limpos. O banho quente é liberado ao campista e aos frequentadores do bar é cobrado uma taxa.
A principal cachoeira fica a cerca de 200 metros do camping, com acesso por trilha de fácil percurso. Com uma queda d'água de aproximadamente 20 metros e um poço bem raso aos seus pés, permite ao frequentador se banhar tranquilamente. um pouco mais abaixo existem pequenas outras quedas e outros poços com profundidades variadas.
|
Cachoeira dos Olhos |
|
Cachoeira dos Olhos |
|
Cachoeira Roncador |
|
Cachoeira Roncador |
A natureza exuberante proporciona um ambiente agradável, com pássaros e flores de diversas espécies. Nem a tarde chuvosa de verão conseguiu atrapalhar o nosso passeio.
Recomendamos o Camping Cachoeira do Roncador a todos que se interessam por este tipo de passeio. Certamente voltaremos lá em outra oportunidade.