Páginas

quarta-feira, 26 de março de 2014

Caixa Térmica Improvisada

Passei longas horas procurando na internet algum projeto de caixa térmica do tipo “faça você mesmo”, curto muito isso de improvisar e fazer o próprio equipamento. Mas as minhas pesquisas sempre foram em vão, pois não encontrei nada que atendesse aquilo que eu queria.

Resolvi então elaborar o meu próprio projeto, com base em algumas informações que fui obtendo e não é que deu certo.


Apesar de não ser um item de alto custo, queria ver se era possível fazer a minha própria caixa térmica. A princípio não foquei muito na economia, mas no final do projeto vi que realmente vale a pena, desde que se tenha um pouco de paciência e gosto por trabalhos manuais, pois bem vamos aos materiais:

02 Baldes de PVC de diâmetros diferentes sendo o maior com tampa (algo em torno de 5 cm de diferença um do outro). Consegui comprar numa padaria. Geralmente são baldes que vem com doces e margarina;

01 metro de isolante térmico para telhado (tipo um plástico com uma face laminada);

50 cm de feltro de isolamento térmico ( tipo que se usa em capô de automóvel para não passar calor do motor);

01 rolo de fita adesiva transparente larga.

Modo de fazer:

O primeiro passo é, se for preciso, cortar na altura do balde de menor diâmetro de modo que este se encaixe dentro do de maior diâmetro com uma sobra de pelo menos 10 cm.




Segundo, enrole o feltro em volta do balde de menor diâmetro;




Passe a fita adesiva sobre o feltro;



Depois da fita adesiva, cubra o balde com o isolante térmico. Use a parte metalizada para fora. Prenda com a fita adesiva. Não tenho a foto, mas acho que nem precisa.

No balde de maior diâmetro, recorte um pedaço do feltro do tamanho do fundo do balde.



Em seguida, recorte o mesmo tamanho do isolante térmico e cubra o feltro. Para que nenhuma das parte saia do lugar, fixe-as com a fita adesiva.



O próximo passo é inserir o balde de menor diâmetro, já coberto pelo feltro e pelo isolante, dentro do balde maior. Force até chegar ao fundo.




Se preferir, pode forrar o interior do balde menor com o isolante térmico, mas isso não fez muita diferença quando utilizado para manter gelado,  eu fiz para testar.


Na tampa o processo é mesmo que foi feito no fundo, recorte um pedaço de feltro um pouco menor que o diâmetro da tampa, cubra com isolante térmico e cole no fundo da mesma. Para fixar pode se usar fita dupla face ou silver- tape.




Pronto, a caixa térmica está pronta.


No  teste que fiz, a capacidade de manter o gelo é a mesma de uma caixa térmica comum. O gelo durou um bom tempo até derreter.


Se quiser, pode -se pintar a caixa com tinta spray para PVC.


O custo do projeto:

02 baldes (um de 25 litros outro de 20 litros)          R$ 10,00
01 m. de isolante térmico para telhado:                   R$ 6,50
50 cm feltro 2 cm espessura:                                     R$ 9,00
01 rolo fita adesiva transparente:                              R$ 3,50
Total:                                                                             R$29,00    

Minha caixa tem capacidade de 20 litros.  
 
Uma caixa de 20 litros, no mercado, o preço varia de 70,00 a 120,00 reais.    

Taí o meu projeto.                                   









Nenhum comentário:

Postar um comentário