Páginas

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Últimas Acampadas

Ainda somos iniciantes no campismo e a nossa frequência de acampadas ainda é bem inferior aos demais amantes deste estilo de vida. Muitas vezes os compromissos do dia a dia nos fazem adiar aquela acampada "bate e volta" ou nos impede de participar de eventos promovidos pelo grupo. mas tudo bem! O que importa é manter vivo o espírito campista, o amor pela natureza e o desejo de conhecer lugares novos e fazer boas amizades.

Nossas últimas acampadas foram no Encontro dos Blogs Campista, evento que contou com a presença de mais de trezentas pessoas, e a nossa visita ao Camping Ilha das Cachoeiras, no município de Lambari, sul das Minas Gerais. Passarei a comentar um pouco de como foi cada um.


V Encontro dos Blogs Campistas.


O evento aconteceu no Camping Gruta dos Anões no município de São Pedro, interior de São Paulo. Para nós, que residimos em São Lourenço - MG, foi uma viagem de quase 500 km sob sol escaldante, mas valeu a pena. A organização do evento se desdobrou para oferecer momentos de descontração e confraternização. Destaque marcante foi a  honrosa oportunidade de conhecer o Sr. Luiz Campista e sua esposa, que são baluartes do campismo no Brasil.


 Foto by: Marcelo Polato


 Foto by: Luiz Campista

 Foto By Luiz Campista

 Foto by: Marcelo Polato

O local do evento parecia não estar preparado para atender tantas pessoas. Isso sem falar nos diaristas que visitam o camping para usufruir da área de lazer. Chegou a faltar gelo, a limpeza dos banheiros não estava legal, a piscina muito cheia e a presença, bastante comentada entre os campistas, de escorpiões por todo lado.

Numa avaliação geral, o evento foi fantástico, a equipe organizadora está se superando a cada encontro. Com relação ao Camping Gruta dos Anões,  a estrutura deixou a desejar. Talvez se eu tivesse conhecido em uma outra ocasião, com menos movimento, minha visão tivesse sido outra.


Acampada no Camping Ilha das Cachoeiras

Aproveitando o finalzinho do feriado de réveillon, resolvemos conhecer o Camping Ilha das Cachoeiras, famoso pela  Cachoeira do Roncador, situado no município de Lambari, no sul de Minas Gerais. O local é de fácil acessos com 5 KM de estrada de terra em ótimas condições e bem sinalizado.

Chegando ao camping a recepção é um bar/restaurante em estilo rústico, muito aconchegante e com um bom espaço. O local é de propriedade do Sr. Fernando, um simpático senhor que gosta muito de viver na natureza e tem interessantes histórias para contar. Ao seu lado, a sua esposa e seus filhos que ajudam no atendimento e se revesam entre o bar e a entrada da cachoeira.





No bar/restaurante os preços são módicos, nada diferente do que se pratica nestes estabelecimentos. O atendimento é de primeira e sempre acompanhado da cordialidade do Sr. Fernando e família. Na ocasião, pagamos a diária de R$ 25,00 por pessoa com acesso grátis a cachoeira, cuja taxa de visitação é de R$ 7,00.

O local de armar as barracas é todo gramado (bem cuidado), possui pontos de energia elétrica e duas churrasqueiras. Possui uma quantidade interessante de arvores, proporcionando sombras e auxiliando na montagem de equipamentos. Dentro da área do camping tem um poço e duas pequenas quedas d'água, além de um riozinho correndo em torno  de todo espaço.

Poço dentro do Camping

Poço dentro do Camping

Poço dentro do Camping


Local das Barracas


Churrasqueira

Local das Barracas

Os banheiros são muito bem cuidados e a todo momento estavam limpos. O banho quente é liberado ao campista  e aos frequentadores do bar é cobrado uma taxa.

A principal cachoeira fica a cerca de 200 metros do camping, com acesso por trilha de fácil percurso. Com uma queda d'água de aproximadamente 20 metros e um poço bem raso  aos seus pés, permite ao frequentador se banhar tranquilamente. um pouco mais abaixo existem pequenas outras quedas e outros poços com profundidades variadas.

Cachoeira dos Olhos


Cachoeira dos Olhos

Cachoeira Roncador


Cachoeira Roncador

A natureza exuberante proporciona um ambiente agradável, com pássaros e flores de diversas espécies. Nem a tarde chuvosa de verão conseguiu atrapalhar o nosso passeio.

 


 
Recomendamos o Camping Cachoeira do Roncador a todos que se interessam por este tipo de passeio. Certamente voltaremos lá em outra oportunidade.

Um comentário:

  1. A minha última acampada foi em Visconde de Mauá. E recomendo. A próxima se deus quiser será em uma trip internacional. Alguém me indica um bom seguro viagem? Abç, Alberto

    ResponderExcluir