Páginas

terça-feira, 11 de março de 2014

Improvisando o Piso Ecológico

Quem acampa sabe como é importante manter o interior da barraca sempre limpo. Evitar fazer refeições no interior da barraca (ou do dormitório da barraca quando se trata daquelas com avanço) é o primeiro passo. Restos de alimentos além de sujar o piso, atraem bichos e isso não é nada bom.

Além da sujeira de restos de alimentos, tem também aquela sujeirinha que vem na sola do pé dos desavisado que insistem em adentrar ao dormitório sem tirar (ou limpar) o calçado. Uma dica muito interessante, e cultuada pela maioria dos campistas é o uso do piso ecológico forrando a área útil das barracas. Há quem utilize também debaixo das barracas para manter o fundo sempre limpo.

Existem no mercado várias versões do piso ecológico, que são vendidos por metro quadrado mas que as vezes tem um precinho salgado. A saída então foi improvisar o piso ecológico com a tela de nylon (aquela famosa tela mosquiteiro) através união de partes da mesma para atingir o tamanho desejado. Essa engenhosa invenção requer habilidades com costura para unir as partes e inserir o ilhós (aqueles anéis, geralmente de latão) por onde são tensionadas as extremidades da tela para mantê-la esticada.

Se você não tem prática e nem os “apetrechos” para fazer a costura e a colocação dos ilhós, o melhor é buscar a ajuda de um profissional (costureira, tapeceiro etc) e fazer a coisa direito.
Mas se acontecer de você não lembrar de fazer isso a tempo, dá pra improvisar uma “gambiarra” ou melhor, um paleativo, que resolve o problema. Como? Vou mostrar. Tive que fazer isso, testei e deu certo. Você só vai precisar de 01 rolo de Fita Adesiva Larga (fita crepe).

A dica é a seguinte:

a)      Colar a fita adesiva ao longo da lateral da tela que foi cortada do rolo, de forma que metade da parte colante fique de um lado e metade do outro para evitar que as tramas se desfaçam. O procedimento é simples mas tem que pressionar bem para melhor adesão da fita;




b)      Depois, faça reforços nas quinas acrescentando camada de fita adesiva, da mesma forma (metade colante de um lado e metade do outro). Se preferir, faça pontos reforçados ao longo das laterais. Neste pontos reforçados é que serão fixados os grampos;



c)       Para fixação, usei pregos comuns de cerca de 10 cm, nos quais coloquei uma arruela de borracha (fiz com borracha de câmara de ar mas vi que dá pra fazer com papelão);


Arruelas de borracha de câmara de ar




Depois de pronto o prego fica igual a este

d)      O lance é esticar bem as partes de modo que a lateral de uma sobreponha a outra.


Deu certo, manteve a área de circulação ao redor da barraca bem limpa. Mas lembro que isso é um “quebra-galho” o ideal é costurar as peças da tela e afixar o ilhós.

7 comentários:

  1. Maravilhoso isso... é o que eu procurava... achei... bom d+

    ResponderExcluir
  2. Bem legal Nivaldo, é algo que precisamos fazer, ainda não temos um piso ecológico

    abraço, muito legal seu blog

    ResponderExcluir
  3. adicionei sua página na nossa lista de Blog, abraço e boas acampadas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom q gostaram. Também adicionai a página de vcs... Também gostei muito... Ví que vcs estiveram na cidade onde eu moro (São Lourenço - MG)

      Excluir
  4. Olá Nivaldo. Ótima dica! Temos uma Quechua T 6.2 e estamos pensando mandar fazer esse piso ecológico para a parte do avanço da nossa barraca, fica bem legal.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado... Esta Quechua T6.2 será minha próxima aquisição... Muito legal o seu blog

    ResponderExcluir